terça-feira, 10 de abril de 2012

O Leitor - The Reader



Um filme bom deve te incomodar, te fazer pensar, refletir e não querer sair de seus pensamentos.

Assisti a pouco tempo pela televisão e me encantou.

Este filme é baseado no livro de Bernard Schlink e conta à história da paixão de Hanna Schmitz (Kate Winslet) e Michael Berg (David Kross) . Ela é muito mais mais velha do que ele. Ele um adolescente em crise com a família que descobre nela a auto estima que os parentes não lhe oferecem.

Apesar das diferenças de classe, os dois se apaixonam e vivem uma bonita história de amor. Ele nestes momentos lê para ela vários livros que os aproxima ainda mais. Até que um dia Hanna desaparece misteriosamente. 

O que parecia ser apenas uma história de amor sobre pessoas com idades diferentes toma proporções dramáticas. Oito anos se passam e Berg, então um interessado estudante de Direito, se surpreende ao reencontrar seu passado de adolescente quando acompanhava um polêmico julgamento por crimes de guerra cometidos pelos nazistas.

Os valores humanos são postos em cheque quando vemos que o garoto recusa-se a defender Hanna, que acusada pelas “amigas”, assume o crime sozinha. 

Michael sabe que seria impossível Hanna ter escrito num caderno os relatos diários de sua função. 

Hanna sobreviveu à própria ignorância, aos anos enclausurada, ao rótulo de assassina. 

Hanna só não sobreviveu a perda do amor, esse sim o grande vilão de sua história.

Ficha Técnica
Título Original: The Reader
Gênero: Drama
Duração: 124 min.
Ano: EUA/Alemanha - 2008
Direção: Stephen Daldry
Roteiro: David Hare, baseado em livro de Bernhard Schlink


Prêmios

- Ganhou o Oscar 2009 de Melhor Atriz (Kate Winslet), além de ter sido indicado nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Fotografia.

- Ganhou o Globo de Ouro 2009 de Melhor Atriz Coadjuvante (Kate Winslet), além de ser indicado nas categorias de Melhor Filme - Drama, Melhor Diretor e Melhor Roteiro.

Nenhum comentário: