sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Para onde vai minha vida, e quem a leva? - Fernando Pessoa



Por que faço eu, sempre o que não queria?
Que destino contínuo se passa em mim na treva? 
Que parte de mim, que eu desconheço, é que me guia? 
O meu destino tem um sentido e tem um jeito, 
A minha vida segue uma rota e uma escala 
Mas o consciente de mim é o esboço imperfeito 
Daquilo que faço e sou: não me iguala
Não me compreendo nem no que, compreendendo, faço. 
Não atinjo o fim ao que faço pensando num fim. 
É diferente do que é o prazer ou a dor que abraço. 
Passo, mas comigo não passa um eu que há em mim. 
Quem sou, senhor, na tua treva e no teu fumo? 
Além da minha alma, que outra alma há na minha? 
Por que me destes o sentimento de um rumo, 
Se o rumo que busco não busco, se em mim nada caminha 
Senão com um uso não meu dos meus passos, senão 
Com um destino escondido de mim nos meus atos? 
Para que sou consciente se a consciência é uma ilusão? 
Que sou entre quê e os fatos? 
Fechai-me os olhos, toldai-me a vista da alma! 
Ó ilusões! Se eu nada sei de mim e da vida, 
Ao menos eu goze esse nada, sem fé, mas com calma, 
Ao menos durma viver, como uma praia esquecida…” 

Fernando Pessoa

2 comentários:

Cris disse...

Mais um texto de Fernando Pessoa que me lembra uma música porque Fernando Pessoa não é para qualquer um.
Parabéns Prince!

Ando devagar
Porque já tive pressa
E levo esse sorriso
Porque já chorei demais
Hoje me sinto mais forte,
Mais feliz, quem sabe
Só levo a certeza
De que muito pouco sei,
Ou nada sei
.....

Daniela disse...

Fernando Pessoa consegue ir nas entranhas do ser humano! Que angústia, incerteza, certeza, medo e coragem... Assim, a vida vai seguindo seu curso todos os dias! Perfeita a imagem que você usou!! Beijos!!