sábado, 4 de julho de 2020

Livro do Desassossego - Fernando Pessoa

Por que hás-de tentar ser como os outros, se estás condenado a ti? 

Para que hás-de rir, se, quando ris, a tua própria alegria sincera é falsa, porque nasce de te esqueceres de quem és? 

Para que hás-de chorar, se sentes que de nada te serve, e choras mais as lágrimas não te consolarem, que porque as lágrimas te consolem? 

Se és feliz quando ris, quando ris venci; se então és feliz, porque te não lembras de quem és, quão mais feliz serás comigo, onde não mais te lembrarás de nada? 

Se descansas perfeitamente, se acaso dormes sem sonhar, como não descansarás no meu leito, onde o sono nunca tem sonhos? 

Se um momento te elevas, porque vês a Beleza, e te esqueces de ti e da vida, como não te elevarás no meu palácio, cuja beleza noturna não sofre discordância, nem idade, nem corrupção; nas minhas salas onde nenhum vento perturba os reposteiros, nenhum pó cobre os espaldares, nenhuma luz desbota, pouco a pouco, os veludos e os estofos, nenhum tempo amarelece a brancura dos ornatos brancos. 

Vem ao meu carinho, que não sofre mudança; ao meu amor, que não tem cessação! Bebe da minha taça, que não se esgota, o néctar supremo que não enjoa nem amarga, que não desgosta nem inebria. 

Contempla, da janela do meu castelo, não o luar e o mar, que são coisas belas e por isso imperfeitas; mas a noite vasta e materna, o esplendor indiviso do abismo profundo! 

Nos meus braços esquecerás o próprio caminho doloroso que te trouxe a eles. 

Fernando Pessoa como Bernardo Soares 
Livro do desassossego 
Recomendação de leitura para todos que buscam seu verdadeiro eu.

3 comentários:

Anônimo disse...

Cada caminho que tomamos leva um pouco de nós; cada passo que damos diminui nossa jornada e muitas vezes aumenta; se pudéssemos voltar ao passado com certeza tentaríamos mudar o futuro ou o presente.
Mas temos sorte, de Deus nos dar outra chance.Super Beijo.

Anônimo disse...

Nada como uma uma boa leitura para descontrair um pouco.
Suas postagens são fantásticas Prince.
Super beijo.

Prince Cristal disse...

Estive a pedido, no seu blog Maria. Continue a me visitar e se gostar divulgue com amigos que gostem de ler e ver belas imagens.