domingo, 7 de junho de 2020

200 frases de Friedrich Nietzsche escolhidas pelo Prince Cristal

Dentre os clássicos da filosofia moderna, Nietzsche talvez seja o pensador mais incômodo e provocativo. Sua vocação crítica cortante o levou sua inflexível honestidade intelectual denunciou a mesquinhez e a trapaça ocultas em nossos valores mais elevados, dissimuladas em nossas convicções mais firmes, renegadas em nossas mais sublimes esperanças.

Aqui reunidas 200 idéias desse pensador provocativo
compiladas pelo Prince Cristal.

A arte deve antes de tudo e em primeiro lugar embelezar a vida, portanto fazer com que nós próprios nos tornemos suportáveis e, se possível, agradáveis uns aos outros.

A esperança é o derradeiro mal; é o pior dos males, porquanto prolonga o tormento. A exigência de ser amado é a maior das pretensões.

A fé é ignorar tudo aquilo que é verdade. 

A fé não move montanhas. Na verdade, coloca montanhas onde não há nenhuma.

A grandeza do homem consiste em que ele é uma ponte e não um fim; o que nos pode agradar no homem é ele ser transição e queda. 

A ideia do suicídio é uma grande consolação: ajuda a suportar muitas noites más. 

A maturidade do homem consiste em haver reencontrado a seriedade que tinha no jogo quando era criança. 

A melhor cura para o amor é ainda aquele remédio eterno: amor retribuído. 

A moralidade é a melhor de todas as regras para orientar a humanidade. 

A música oferece às paixões o meio de obter prazer delas. 

A nossa vaidade gostaria que o que fazemos melhor fosse considerado como aquilo que mais nos custa. Para explicar a origem de certas morais. 

A objeção, o desvio, a desconfiança alegre, a vontade de troçar são sinais de saúde: tudo o que é absoluto pertence à patologia. 

A principal mentira é a que contamos a nós mesmos. 

A recompensa final dos mortos é não morrer nunca mais. 

A sensualidade ultrapassa muitas vezes o crescimento do amor, de forma que a raiz permanece fraca e arranca-se facilmente. 

A todos com quem realmente me importo desejo sofrimento, desolação, doença, maus-tratos, indignidades, o profundo desprezo por si, a tortura da falta de auto-confiança, e a desgraça dos derrotados. 

A vaidade dos outros só vai contra o nosso gosto quando vai contra a nossa vaidade. 

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez. 

A vida mais doce é não pensar em nada. 

A vida vai ficando cada vez mais dura perto do topo. 

A vítima esta sempre alheia ao mal. 

A vontade é impotente perante o que está para trás dela. Não poder destruir o tempo, nem a avidez transbordante do tempo, é a angústia mais solitária da vontade. 

A vontade se superar um afeto não é, em última análise, senão vontade de um outro ou de vários outros afetos. 

Abençoados sejam os esquecidos, pois tiram maior proveito dos equívocos. 
Algo que não se pode buscar, nem achar, e talvez tampouco perder. 

A alma nobre tem reverência por si mesma... 

Amamos a vida não porque estamos acostumados à vida, mas a amar. Há sempre alguma loucura no amor, mas há sempre também alguma razão na loucura. 

Aquele que luta com monstros deve acautelar-se para não tornar-se também um monstro. Quando se olha muito tempo para um abismo, o abismo olha para você. 
Aquele que sabe mandar encontra sempre quem deva obedecer. 

Aquele que vive de combater um inimigo tem interesse em o deixar com vida. 

Aquilo que não me destrói fortalece-me. 

Aquilo que se faz por amor está sempre além do bem e do mal. 

As convicções são cárceres. Mais inimigas da verdade do que as próprias mentiras. 

As mesmas paixões no homem e na mulher são diferentes em seu andamento e é por isso que o homem e a mulher jamais deixam de se desentender. 

As mulheres podem tornar-se facilmente amigas de um homem; mas, para manter essa amizade, torna-se indispensável o concurso de uma pequena antipatia física. 

As paisagens insignificantes existem para os grandes paisagistas; as paisagens raras e notáveis são para os pequenos. 

As próprias mulheres, no fundo de toda a sua vaidade pessoal, têm sempre um desprezo impessoal pela mulher. 

As vivências terríveis fazem-nos pensar se o seu protagonista não é, ele próprio, algo de terrível. 

Até Deus tem um inferno: é o seu amor pelos homens. 

Com os princípios quer-se tiranizar os hábitos, ou justificá-los ou honrá-los ou injuriá-los ou escondê-los: dois homens com princípios iguais querem, verossimilmente, atingir com eles algo de fundamentalmente diferente. 

Começamos a desconfiar das pessoas muito inteligentes quando ficam embaraçadas. 

Como? É o homem apenas um erro de Deus? Ou é Deus unicamente um erro do homem?”Quem “criou” quem? ou seria como se “criou”? 

Comparando no seu conjunto homem e mulher pode dizer-se: a mulher não teria engenho para se enfeitar se não tivesse o instinto do papel «secundário» que desempenha. 

Culpamos as pessoas das quais não gostamos pelas gentilezas que nos demonstram. 

Depois de estar cansado de procurar, aprendi a encontrar. Depois de um vento me ter feito frente, navego com todos os ventos. 

Deus está morto: mas, considerando o estado em que se encontra a espécie humana, talvez ainda por um milênio existirão grutas em que se mostrará a sua sombra. 

E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a musica. 

É difícil viver com as pessoas porque calar é muito difícil. 

É mais difícil ferir a nossa vaidade justamente quando foi ferido o nosso orgulho.

É mais fácil lidar com uma má consciência do que com uma má reputação. 

É necessário ter o caos cá dentro para gerar uma estrela. 

E o homem, em seu orgulho, criou Deus, a sua imagem e semelhança. 

E os que foram vistos dançando foram julgados insanos pelos que não conseguiam ouvir a música. 

É pelas próprias virtudes que se é mais bem castigado. 

É só dos sentidos que procede toda a autenticidade, toda a boa consciência, toda a evidência da verdade. 

É terrível morrer de sede no mar. Porque haveis então de salgar a vossa verdade de modo a que não mate já a sede? 

É verdade que se mente com a boca; mas a careta que se faz ao mesmo tempo diz, apesar de tudo, a verdade. 

Em certas pessoas, o alegrar-se com um elogio é apenas uma delicadeza do coração - e precisamente o contrário de uma vaidade do espírito. 

Em homens duros a intimidade é questão de pudor - e algo de precioso. 

Em tempo de paz o homem belicoso ataca-se a si próprio. 

Em última análise, amam-se os nossos desejos, e não o objeto desses desejos. 

Em uma grande vitória, o que existe de melhor, é que ela tira do vencedor o receio de uma derrota. 

Encontra-se sempre, aqui e ali, algum semideus que consegue viver em condições terríveis, e viver vencedor! Quereis ouvir os seus cantos solitários? Escutai a música de Beethoven. 

Eu jamais iria para a fogueira por uma opinião minha, afinal, não tenho certeza alguma. Porém, eu iria pelo direito de ter e mudar de opinião, quantas vezes eu quisesse. 

Eu não refuto os ideais, apenas ponho luvas diante deles... 

Eu não sei o que quero ser, mas sei muito bem o que não quero me tornar. 

Eu não sou um homem, sou um campo de batalha. 

Existo, logo penso. 

Falar muito de si mesmo pode ser um jeito de esconder aquilo que realmente é. 

Falta de amigos: A falta de amigos faz pensar em inveja ou presunção. Há pessoas que devem seus amigos à feliz circunstância de não ter motivo para a inveja. 

Faltam as circunstâncias. Muitas pessoas esperam a vida inteira pela oportunidade de serem boas à sua maneira. 

Faz parte da humanidade de um mestre advertir seus alunos contra ele mesmo. 

Fazer grandes coisas é difícil; mas comandar grandes coisas é ainda mais difícil. 
Fiquei magoado, não por me teres mentido, mas por não poder voltar a acreditar-te. 

Há homens que já nascem póstumos. 

Há uma inocência na admiração: é a daquele a quem ainda não passou pela cabeça que também ele poderia um dia ser admirado. 

Há uma inocência na mentira que é o sinal da boa fé numa causa. 

Levar insidiosamente o próximo a uma boa opinião de nós e, depois, acreditar piamente nessa boa opinião: quem consegue imitar nesta habilidade as mulheres? 

Logo que comunicamos os nossos conhecimentos, deixamos de gostar deles suficientemente. 

Logo que, numa inovação, nos mostram alguma coisa de antigo, ficamos sossegados. 

Mesmo o mais forte tem seu momento de fatiga. 

Minha solidão não tem nada a ver com a presença ou ausência de pessoas … Detesto quem me rouba a solidão, sem em troca me oferecer verdadeiramente companhia... 

Muitos são os obstinados que se empenham no caminho que escolheram poucos os que se empenham no objetivo. 

Na minha vida ainda preciso de discípulos, e se os meus livros não serviram de anzol, falharam a sua intenção. O melhor e essencial só se pode comunicar de homem para homem. 

Na vingança e no amor a mulher é mais bárbara do que o homem. 
Nada neste mundo consome mais rapidamente um homem que a paixão do ressentimento. 

Não basta ter-se talento: é preciso ter-se o vosso assentimento para o possuir, - não é verdade, meus amigos? 

Não é a força do sentimento elevado, é a sua duração que faz os homens superiores. 

Não é a força, mas a constância dos bons sentimentos que conduz as pessoas à felicidade. 

Não é a intensidade dos sentimentos elevados que faz os homens superiores, mas a sua duração. 

Não é só a razão, mas também a nossa consciência, que se submetem ao nosso instinto mais forte, ao tirano que habita em nós. 

Não há fatos eternos, como não há verdades absolutas. 

Não há fenômenos morais, mas apenas uma interpretação moral de fenômenos... 

Não há outro critério da verdade senão o crescimento do sentimento de poder. 


Não se odeia quando pouco se preza, odeia-se só o que está à nossa altura ou é superior a nós.

Ninguém pode construir em teu lugar as pontes que precisarás para atravessar o rio da vida ninguém, exceto tu, só tu.

No convívio com sábios e artistas facilmente nos enganamos no sentido oposto: não é raro encontrarmos por detrás dum sábio notável um homem medíocre, e muitas vezes por detrás de um artista medíocre - um homem muito notável.

No elogio há mais impertinência do que na censura.

No matrimônio existem apenas obrigações e alguns direitos.

Nós fazemos acordados o que fazemos nos sonhos: primeiro inventamos e imaginamos o homem com quem convivemos para nos esquecermos dele em seguida.

Nos indivíduos, a loucura é algo raro mas nos grupos, nos partidos, nos povos, nas épocas, é regra.

Nossa dor vem da distância entre aquilo que somos e o que idealizamos ser.

Nossos filhos não são nossos. Eles são filhos da vida ansiando pela vida.

Nunca odiamos aos que desprezamos. Odiamos aos que nos parecem iguais ou superiores a nós.

O aforismo, a sentença, nos quais pela primeira vez sou mestre entre os alemães, são formas de eternidade: a minha ambição é dizer em dez frases o que outro qualquer diz num livro, o que outro qualquer não diz nem num livro inteiro...

O amor é o estado no qual os homens têm mais probabilidades de ver as coisas tal como elas não são.

O amor por um só é uma barbaridade: porque se exerce à custa de todos os outros. O mesmo quanto ao amor por Deus.

O amor revela as qualidades sublimes e ocultas do que ama, o que nele há de raro, de excepcional: nesse aspecto facilmente engana quanto ao que nele há de habitual.

O atrativo do conhecimento seria pequeno se no caminho que a ele conduz não houvesse que vencer tanto pudor. 

O castigo foi feito para melhorar aquele que o aplica.

O criminoso não está, muitas vezes, á altura do seu ato: amesquinha-o e difama-o.

O esforço dos filósofos tende a compreender o que os contemporâneos se contentam em viver.

O fanatismo é a única forma de vontade que pode ser incutida nos fracos e nos tímidos.

O fantasioso nega a verdade para si mesmo; o mentiroso apenas para os outros.

O filósofo, como o entendo, é um explosivo terrível na presença do qual tudo está em perigo.

O gosto de minha morte na boca deu-me perspectiva e coragem. O importante é a coragem de ser eu mesmo.

O homem chega à sua maturidade quando encara a vida com a mesma seriedade que uma criança encara uma brincadeira.

O homem é definido como um ser que evolui, como o animal é imaturo por excelência.

O homem é uma corda esticada entre o animal e o super-homem, uma corda por cima do abismo.

O homem precisa daquilo que em si há de pior se pretende alcançar o que nele existe de melhor.

O homem procura um princípio em nome do qual possa desprezar o homem. Inventa outro mundo para poder caluniar e sujar este; de fato só capta o nada e faz desse nada um Deus, uma verdade, chamados a julgar e condenar esta existência.

O homem que vê mal vê sempre menos do que aquilo que há para ver; o homem que ouve mal ouve sempre algo mais do que aquilo que há para ouvir.

O macaco é um animal demasiado simpático para que o homem descenda dele. 
O medo é o pai da moralidade.

O nosso próximo não é o nosso vizinho, mas o vizinho deste assim pensam todos os povos.

O que é o macaco para o homem? Uma risada ou uma dolorosa vergonha.

O que não provoca minha morte faz com que eu fique mais forte.

O que o pai calou aparece na boca do filho, e muitas vezes descobri que o filho era o segredo revelado do pai.

O sábio como astrônomo. Enquanto sentires as estrelas como algo que está por cima de ti não possuis ainda o olhar do homem que sabe.

O sentido do trágico aumenta e diminui com a sensualidade.

O ser refutável não é o menor dos encantos de uma teoria.

O sucesso tem sido sempre um grande mentiroso.

O verdadeiro homem quer duas coisas: perigo e jogo. Por isso quer a mulher: o jogo mais perigoso.

Observou-se mal a vida se não se tiver visto também a mão que, de uma maneira especialmente cuidadosa mata.

Odeio as almas estreitas, sem bálsamo e sem veneno, feitas sem nada de bondade e sem nada de maldade.

Onde amor e ódio não concorrem ao jogo, o jogo da mulher torna-se medíocre.

Onde não intervém o amor ou o ódio, a mulher sai-se mediocremente.

Os advogados de um criminoso só raras vezes são suficientemente artistas para aproveitar em favor do réu a terrível beleza do seu ato.

Os erros de grandes homens... são mais fecundos que as verdades de pequenos. 
Os grandes intelectuais são céticos.

Os homens graves e melancólicos ficam mais leves graças ao que torna os outros pesados, o ódio e o amor, e assim surgem de vez em quando à sua superfície.

Os leitores extraem dos livros, consoante o seu caráter, a exemplo da abelha ou da aranha que, do suco das flores retiram, uma o mel, a outra o seu veneno.

Os métodos são as verdadeiras riquezas.

Os poetas são impudicos para com as suas vivências: exploram-nas.

Para a maioria, quão pequena é a porção de prazer que basta para fazer a vida agradável!

Para a mulher, o homem é um meio: o objetivo é sempre o filho.

Para ver muita coisa é preciso despregar os olhos de si mesmo.

Perante nós mesmo todos fingimos ser mais ingênuos do que somos: é deste modo que descansamos dos nossos semelhantes.

Perdido seja para nós aquele dia em que não se dançou nem uma vez! E falsa seja para nós toda a verdade que não tenha sido acompanhada por uma gargalhada!

Perto do Sol há incontáveis corpos escuros a serem deduzidos tais que nunca chegaremos a ver.

Quando adestramos a nossa consciência, ela beija-nos ao mesmo tempo que nos morde.

Quando se amarra bem o próprio coração e se faz dele um prisioneiro, pode-se permitir ao próprio espírito muitas liberdades.

Quanto mais abstrata for a verdade que queres ensinar, mais tens que seduzir os sentimentos a seu favor.

Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem voar.

Que posso eu fazer se o poder gosta de andar com pernas tortas?!

Quem atinge o seu ideal, ultrapassa o precisamente por isso.

Quem for fundamentalmente um mestre, apenas toma a sério tudo o que se relaciona com os seus discípulos, incluindo a si próprio.

Quem luta com monstros deve velar por que, ao fazê-lo, não se transforme também em monstro. E se tu olhares, durante muito tempo, para um abismo, o abismo também olha para dentro de ti.

Quem não sabe encontrar o caminho para o seu ideal vive de um modo mais leviano e insolente que o homem sem ideal.

Quem se despreza a si próprio não deixa mesmo assim de se respeitar como desprezador.

Quem só tem o espírito da história não compreendeu a lição da vida e tem sempre de retomá-la. É em ti mesmo que se coloca o enigma da existência: ninguém o pode resolver senão tu !
  
Quem, em prol da sua boa reputação, não se sacrificou já uma vez a si próprio?

Querer a verdade é confessar-se incapaz de a criar.

Saber é compreendermos as coisas que mais nos convém.

Se minhas loucuras tivessem explicações, não seriam loucuras.

Se não se tem um bom pai, é preciso arranjar um.

Se os esposos não vivessem juntos, haveria mais matrimônios felizes.

Se se quer ser alguém, deve venerar-se a própria sombra.

Se tem caráter, tem-se também uma experiência típica própria, que sempre retorna.

Se temos que mudar de opinião a respeito de alguém levamos-lhe muito a mal o incômodo que assim nos causa.

Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser cético.

Sem a música, a vida seria um erro.

Ser mau é tão insensato e auto-destrutivo quanto ser bom.

Sim, sei de onde venho! Insatisfeito com a labareda ardo para me consumir! Aquilo em que toco torna-se luz. Carvão aquilo que abandono. Sou certamente labareda!

Só se pode alcançar um grande êxito quando nos mantemos fiéis a nós mesmos.

Somos muito injustos com Deus. Nem sequer lhe permitimos pecar.

Sou demasiado orgulhoso para acreditar que um homem me ame: seria supor que ele sabe quem sou eu.

Também não acredito que possa amar alguém: pressuporia que eu achasse um homem da minha condição.

Talvez eu e meu corpo formemos uma conspiração pelas costas de minha própria mente. 

Também uma ocasional vontade de se ser estúpido.

Temos a arte para não morrer da verdade.

Ter fé é dançar na beira do abismo.

Ter-se vergonha da sua imoralidade: é um degrau na escada em cujo extremo se tem também vergonha da nossa moralidade.

Toda a arte e toda a filosofia podem ser consideradas como remédios da vida, ajudantes do seu crescimento ou bálsamo dos combates: postulam sempre sofrimento e sofredores.

Todos vós, que amais o trabalho desenfreado (...), o vosso labor é maldição e desejo de esquecerdes quem sois.

Tudo é precioso para aquele que foi, por muito tempo, privado de tudo.

Um homem de gênio é insuportável se, além disso, não possuir pelo menos duas outras qualidades: gratidão e asseio.

Um político divide os seres humanos em duas classes: instrumentos e inimigos.

Um procura um parteiro para os seus pensamentos, outro alguém a quem possa ajudar: é assim que nasce uma boa conversa.

Uma alma que se sabe amada, mas que por sua vez não ama, denuncia o seu fundo: vem á superfície o que nela há de mais baixo.

Uma pessoa continua a trabalhar porque o trabalho é uma forma de diversão. Mas temos de ter cuidado para não deixarmos a diversão tornar-se demasiado penosa.

Uma vez tomada a decisão de não dar ouvidos mesmo aos melhores contra-argumentos: sinal do caráter forte. Também uma ocasional vontade de se ser estúpido.

Uma visita ao hospício mostra que a fé não prova nada.

Um comentário:

Anônimo disse...

"A canção da vida

A vida é louca
a vida é uma sarabanda
é um corrupio...
A vida múltipla dá-se as mãos como um bando
de raparigas em flor
e está cantando
em torno a ti:
Como eu sou bela
amor!
Entra em mim, como em uma tela
de Renoir
enquanto é primavera,
enquanto o mundo
não poluir
o azul do ar!
Não vás ficar
não vás ficar
aí...
como um salso chorando
na beira do rio...
(Como a vida é bela! como a vida é louca!)"

(Esconderijos do Tempo - Mário Quintana)