sábado, 13 de junho de 2020

Diário da vida de Fernando Pessoa

Uma breve cronologia do escritor Fernando Pessoa,
em forma de diário no seu dia de nascimento...

1888, 13 de Junho - Isto não é algo que me lembre mas dizem que neste dia, em Lisboa, nasci. Acreditemos.

1894 - Tinha eu 6 anos, e como criança criativa que era, criei o meu primeiro heterônimo: Chevalier de Pas !

1895 - O heterônimo surgiu antes, os poemas seguiram-se. Escrevo o meu primeiro poema intitulado À Minha Querida Mamã. 

Ó terras de Portugal
Ó terras onde eu nasci
Por muito que goste delas
Inda gosto mais de ti. 

1896 - Fui com a mamãe e um tio-avô para Durban. 

1897 - Fiz o curso primário na escola de freiras irlandesas da West Street. No mesmo instituto, fiz a primeira comunhão. 
1899 - Ingressei na Durban High School e criei o heterônimo Alexander Search. 

1902 - Retornei a Lisboa em junho. Em setembro, voltei sozinho para a África do Sul. Tentando escrever romances em inglês. 

1904 - Terminei meus estudos na África do Sul. 

1905 - Voltei de vez para Lisboa, morando com minha tia. 

1912 - Estreei como crítico literário, provocando polêmicas junto à intelectualidade portuguesa. 

1913 - Iniciei minha produção literária. Escrevi O Marinheiro.

1914 - Já feito homem, este ano foi especialmente importante na minha carreira. Criei os meus três heterônimos mais famosos: Álvaro de Campos, Ricardo Reis e Alberto Caeiro. Heterônimos, para os mais leigos nesta matéria de escrita, são personagens que criei, que assinam os livros por mim, cada uma possuidora de personalidades distintas. 

Também escrevo duas, modéstia à parte e segundo me dizem, obras primas: O Guardador de Rebanhos e O Livro do Desassossego.

1918 - Conhecem a revista Times? Neste ano publicam poemas meus nesta revista. Mal posso acreditar! em 1920, conheci Ophélia Queiroz. 

1921 - Fundei a editora Olisipo, onde publiquei poemas em inglês e em 1925 morreu minha mãe . 

1929 - Voltei a me relacionar com Ophélia e em 1931 terminei novamente com ela. 

1934 - Sinto a morte próxima... No entanto, o pouco tempo que me parece restar é compensado por uma inspiração quase demoníaca. Neste ano é publicada A Mensagem, a minha mais importante obra. 

1935 - Esta parte não posso escrever mas neste ano sou internado com o diagnóstico de cólica hepática. A minha última frase escrita, em inglês, é "I know not what tomorrow will bring". No dia 30 de Novembro faleci, ou como expresso na minha obra, fui conhecer os seres superiores. 
 
Adaptação de FEITOSA, Soares 
Fernando Pessoa - Cronologia da vida
Prince Cristal se inspira em Fernando Pessoa

Um comentário:

Paula NoGuerra disse...

Que maravilha: fiquei a saber muito e adorei a maneira como fizeste este resumo.
Espetacular!!!
Parabens!!!
jocas grandes ******