terça-feira, 7 de agosto de 2007

Os Olhos de Deus - Nebulosa Helix


"Os olhos do Senhor estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons” (Provérbios 15:3)

A NASA divulgou no dia 10/05/2003 imagens detalhadas de uma das nebulosas planetárias mais próximas do Planeta Terra, a nebulosa Helix que fica a 650 anos-luz daqui, cerca de 6,15 quatrilhões de quilômetros. 

Um telescópio como o Hubble, por estar no espaço e longe da interferência da atmosfera terrestre tem condições de captar todas as faixas de onda e processar essas informações. Monta-se um banco de dados que é enviado para a agência e assim os cientistas sabem qual tipo de radiação que é emitida pelo objeto. 

Dessa forma, sabe-se o tamanho, as cores e outras informações. Sem dúvida, muito do que é coletado está numa faixa de radiação fora da luz visível e não enxergaríamos se não fossem coloridas artificialmente. Aos nossos olhos, muita coisa não existe, mas com toda certeza está lá. Por outro lado, se o objeto que está sendo estudado emite luz na faixa do visível, através de análise do espectro eletromagnético, identificam-se as cores com precisão e realismo, sem doses de imaginação.

A fotografia mostra uma estrutura de filamentos incrustada em anéis de gases vermelhos e azuis. Segundo a NASA, a nebulosa Helix parece redonda porque o Hubble a enxerga "de lado". Na verdade, a imagem representaria a entrada de um túnel de gases brilhantes com trilhões de quilômetros.

As nebulosas planetárias são nuvens gigantescas de poeira e gases que envolvem estrelas vermelhas gigantes maiores e mais antigas que o Sol.

Nenhum comentário: