sábado, 12 de novembro de 2016

O Físico (The Physician) - Noah Gordon


A dois anos viajei de Londres ate a Pérsia junto com Rob J. Cole, na narrativa de Noah Gordon : O Físico - A epopéia de um médico medieval. Com uma narrativa cheia de surpresas, o livro nos faz mergulhar em uma longa aventura na idade média. Sem dúvida, O Físico é um livro que nos prende até o fim e eu recomendo.

A história começa no ano de 1021(século XI) quando Rob J. Cole ainda adolescente é adotado por um barbeiro-cirurgião chamado Barber ,após a morte de seus pais, e passa a viajar pela Inglaterra ganhando dinheiro através da realização de sangrias, cirurgias simples e vendendo tônicos falsos. Após a morte de Barber , ele continua ganhando a vida do mesmo jeito, porém quando ele conhece um médico judeu que estudou na gloriosa escola de medicina de Ispahan (Ispaã), na Pérsia, com o famoso Ibn Sina, Rob J. decide se tornar médico, a todo custo. Com isso, ele dá início a uma viagem épica com destino à Pérsia.

Decidido a ir a Pérsia, descobre que o único problema estava no fato de que cristãos não tinham acesso às universidades muçulmanas durante as Cruzadas. A solução de Rob foi assumir a identidade de um judeu, ao mesmo tempo em que se envolvia com uma enorme quantidade de fatos verdadeiramente impressionantes. 

Este livro recria o século XI de maneira tão detalhada que o leitor é levado em suas quase 600 páginas por uma avalanche de autenticidade e imaginação.

Uma saga inspiradora para o nosso momento (século XXI),
de seres humanos fúteis, de mentes tolas, escolhas fáceis e oportunidades desperdiçadas.

Curiosidades:

O título da versão brasileira, O Físico, é um erro de tradução. The Physician, do inglês, significa O Médico. O tradutor teria confundido physician com physicist, que significa físico.


Outros leitores creem que não há erro, já que na Idade Média, época descrita no livro, os médicos seriam chamados de físicos. Em Portugal, o livro recebeu o título de O Médico de Ispahan.

No livro são citados dois médicos reais: Ibn Sina (Avicena) e al-Juzjani, sendo o primeiro o mais importante médico da Idade Média.


Na Pérsia, o Xá Ala ensina Rob J. a jogar um curioso jogo semelhante ao Xadrez, chamado Jogo do Xá.

O filme relativo ao livro não traz nem metade das verdades do livro...


O Prince Cristal recomenda a leitura

3 comentários:

Lu martins disse...

Uma indicação sua merece respeito ! Vou ler e depois comento ... Acabei de ler 1888 e 1822 .
Sua ultima observa cão doeu na alma . Realidade dura e tosca esta que vivemos ... Um forte abraço

Daniela disse...

Seus comentários me deram uma vontade de "viajar" na leitura deste livro. O resgate da alma do ser humano, seus valores, sentimentos são urgentes! Beijo

Camila disse...

Acatei a sua sugestão, Prince. Um rico presente. O Físico ė um romance histórico incrível. Tem todos os elementos para uma boa leitura. Detalhes da história da medicina, a evolução dos procedimentos cirurgicos, do diagnóstico e tratamento de doenças... acompanhados de um grande herói, um grande mestre e um grande amor. Vamos ler a trilogia completa?